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Home Office: 10 Dicas para trabalhar em casa


A pandemia do COVID-19 fez com que muita gente em todo o mundo, mudasse seu formato de trabalho para o home office, ou seja, trabalhar a partir de casa em um escritório que já existia ali ou improvisando um. O problema é que, nessas circunstâncias, é muito difícil separar trabalho das atividades domésticas.

Pode parecer que não, mas manter uma rotina profissional dentro de um ambiente projetado para ser um lar pode ser bem desafiador. Mas é possível, por isso separamos essas dicas para te ajudar a se familiarizar com o conceito Home Office que cada vez mais será tendência em diversas profissões:


1 - Estabeleça um horário para iniciar suas atividades

A não ser que você tenha uma agenda profissional muito flexível, tenha um horário fixo para começar a trabalhar e respeite-o, tanto quanto possível. Assim, você criará um hábito diário. É muito mais fácil iniciar uma atividade quando o seu cérebro está habituado a ela.

No mesmo sentindo, é importante estabelecer horários de pausa (para almoço ou um café da tarde, por exemplo). Se você tiver um horário para começar, mas fizer várias interrupções não programadas no decorrer do dia, terá impressão de que as horas passam e seu trabalho não rende.


2 - Tenha uma mesa fixa


Você tem um notebook, por isso, pode trabalhar deitado na cama ou acomodado no seu sofá fofinho, certo? De vez em quando, tudo bem. Mas, acredite, esses lugares são péssimos para uma rotina profissional. Você logo sentirá sonolência e poderá ter dores pelo corpo (principalmente nas costas) por causa da postura.

Também evite a mesa da cozinha ou da sala de jantar. Se possível, tenha uma mesa exclusiva para trabalho. Se você não puder ter um escritório dentro de casa, vale até montar essa mesa no quarto ou em uma área tranquila da casa. O importante é que esse canto seja usado só para o home office.

Além de trazer mais conveniência e ergonomia, uma mesa fixa deixará seus materiais de trabalho mais acessíveis e te ajudará a se esquivar de distrações.


3 - Cuidado com a postura

De nada adianta ter uma mesa de trabalho se você não se sentar corretamente diante dela. É importante manter uma postura adequada para você não sofrer dores nas costas ou lesões no pescoço, por exemplo.

Uma postura inadequada também pode fazer você se cansar.

Para ajudar com isso, é importante comprar uma cadeira própria para escritório. Se você não tiver uma, pesquise por opções focadas em ergonomia.


4 - Considere uma segunda tela

Ok, você tem um notebook com tela full HD ou tecnologia Retina, no caso dos MacBooks. Mesmo assim, é uma boa ideia usá-lo com um bom monitor de vídeo. Um equipamento do tipo, por ser maior, pode proporcionar mais conforto visual e permitir que mais informações sejam exibidas na tela ao mesmo tempo.

Além disso, a tela do laptop exige que você fique olhando para baixo por muito tempo. O ideal é que a tela permaneça na altura dos seus olhos. É mais fácil e prático fazer esse tipo de ajuste com um monitor.


5 - Adquira um bom computador e equipamentos de qualidade

Usar um computador que fica "pensando" demais para processar suas tarefas vai não só atrapalhar a sua produtividade, como te deixar profundamente irritado. Mesmo que o orçamento fique apertado, convém optar por desktops ou notebooks com um bom processador.

De modo geral, avalie os equipamentos que você precisa (smartphones, impressoras, câmeras, webcam, roteadores, entre outros) e pesquise para descobrir quais vão te entregar a melhor experiência.


6 - Não trabalhe de pijama

Você não precisa colocar uma roupa social para trabalhar de casa, mas não é uma boa ideia ficar de pijama o dia todo. Separar uma roupa específica para o home office vai ajudar a sua mente a entender que aquele é um momento de trabalho, não de descanso ou relaxamento.

Faça o teste. É bastante provável que, ao colocar uma roupa para trabalho, você comece a ficar mais compenetrado em suas atividades. É como se você tivesse girado uma chavinha para ligar o "modo profissional" do seu cérebro.


7 - Reserve alguns momentos para distrações

Se você ficar a todo instante acessando serviços como redes sociais, sites de notícias e WhatsApp, seu trabalho não vai render. Por outro lado, é bom se distrair um pouco. A dica, então, é unir o melhor dos dois mundos: reserve alguns horários do seu dia para olhar seu WhatsApp, Instagram, Twitter, etc.

Mas só alguns minutos, não exagere na dose. 


8 - Use Agendas e ferramentas para organizar suas tarefas

Mesmo que as suas tarefas não sejam muito numerosas, marque-as em uma agenda, se houver prazos ou datas para elas. Também vale criar listas de tarefas. Há duas razões principais para isso: evitar que algo importante passe batido; quando você anota ou marca uma atividade, fica mais fácil se comprometer com ela.

Você pode usar vários aplicativos ou serviços online para esse fim. Eis algumas sugestões:

É claro que você também pode anotar seus compromissos e tarefas em agendas de papel — não há nada de errado em ser menos "tecnológico".


9 - Tenha um plano B se faltar energia ou internet

Imprevistos sempre acontecem. Por isso, é sempre bom se precaver das adversidades. Para isso, temos três sugestões:

  • Usa um desktop? Deixe-o ligado em um nobreak, pelo menos para que você tenha tempo de salvar o seu trabalho e desligar o computador com segurança;
  • Se você usa notebook, habitue-se a deixá-lo ligado à tomada no home office. Assim, se faltar energia, a bateria do equipamento vai estar cheia e garantirá algumas horas de uso;
  • Tenha um plano móvel de internet com alguns gigabytes de franquia para que você possa usar seu celular como "modem reserva" enquanto a sua conexão fixa estiver com problemas.

10 - Não fique muito tempo em casa


Um dos problemas do home office é que você perde contato presencial com outras pessoas. Você é, por natureza, um ser sociável, razão pela qual poderá sentir angústia ou solidão se não interagir "cara a cara" com outros indivíduos.

Por isso, não perca a oportunidade de participar de eventos, ir ao parque, passear nos fins de semana, trabalhar de vez em quando em uma cafeteria com internet, tirar férias e viajar, fazer happy hour com colegas de profissão, realizar cursos presenciais e assim por diante.

Faça o possível para evitar que o seu home office te isole do mundo.

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